Translate

sábado, 24 de outubro de 2015

Comunicação e Assertividade

Na comunicação, demonstramos o nosso tipo de comportamento, isto é, meus valores, medos, crenças, experiências e emoções. Veja esse vídeo de Paulo Vieira.



No vídeo aprendemos sobre a matriz de comunicação.Que reforça a importância de nos comunicarmos de maneira positiva, autêntica e assertiva.Nossa comunicação irá refletir no que pensamos, sentimos e acreditamos.
Para conseguir ter uma comunicação assertiva, devemos nos livrar dos maus sentimentos, da negatividade, pois, um dos ruídos da comunicação é a insegurança.O medo de errar, de não ser capaz, de não ter feito uma boa escolha, e de não ser aceito acomete a muitos em nossos dias.

Quando alguém não tem uma boa imagem de si,do seu ambiente e pessoas próximas, tudo parece conspirar contra, como uma roda gigante que gira, gira, mas para sempre no mesmo lugar. 

O caminho para uma boa comunicação na vida pessoal e profissional, é buscarmos a assertividade. Isso significa, de maneira simplista, que na sua comunicação você deve trazer a responsabilidade/ação para você.E sempre Falar no positivo.

Por exemplo:
Não Assertivo: Você está sempre me interrompendo!
Assertivo:Eu gosto de falar sem ser interrompido!

Assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos demais.

Acompanhe nossas publicações, vamos falar mais sobre Assertividade nos próximos dias!

sábado, 17 de outubro de 2015

Resiliência e a educação corporativa

A resiliência tem sido uma das competências mais faladas nos últimos tempos. E para entender como utilizar esse conceito nos treinamentos dos colaboradores, sugerimos algumas leituras e reflexões.

- Resiliência por Eduardo Carmello Para o mundo corporativo, o ideal é utilizar a versão mais completa e proativa da palavra, que provém de sua etimologia (do latim ?Resilie’ ou ?Resalie’). ?Silie’ significa ?saltar’, ?impulsionar para’. Já o prefixo ?re’ quer dizer ?novamente’; é o ato renovar, de reunião, de reencontro. Nesse sentido, o ser resiliente é aquele que está saltando continuamente, renovando e transformando-se continuamente. É um ser impulsionado por um propósito maior, proativo e que constrói realidades, totalmente diferente de um objeto, que é o efeito passivo de uma adversidade ou crise.FONTE: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/entrevistas/eduardo-carmello-a-resiliencia-e-o-mundo-corporativo






A que viemos


A era da informação exigirá profissionais resilientes, que possuem a consciência da necessidade da continua capacitação, que tenham a competência de produzir conhecimento e tecnologia. Com capacidade de desempenhar sua função de forma contextualizada e em equipe, que integre o virtual com o real, o teórico-prático.
As empresas para serem competitivas, precisam ter o RH - setor de recursos humanos - de treinamento e desenvolvimento voltado para resultados. Esse blog traz reflexões sobre a atuação do RH e dos profissionais de treinamento e desenvolvimento.